NOVIDADES CONTEMPORANE

Fique por dentro das notícias
Publicado em: 13/10/2016

O grão que faz a diferença

A maioria das pessoas já se arriscou na cozinha ou teve vontade de preparar algo gostoso que saia do trivial. Entre os pratos prediletos para essas experiências culinárias está o risoto, que é de fácil preparo e pode contar com os mais diversos ingredientes, uma vez que não tem uma única receita. Fora de casa, também é uma ótima escolha para se pedir, pois é um prato de sucesso que dificilmente não irá agradar quem o está degustando.

O risoto, cujo nome significa “pequeno arroz”, é um prato de origem italiana, da região de Lombardia, norte do país. Sua história é incerta, mas é dito por historiadores que o prato surgiu no século XI, quando os árabes, que dominavam a região na época, levaram o grão diferenciado para o local.

A receita original foi criada em 1574, pelo italiano Valério di Fiandra, também responsável pelos vitrais da Catedral de Milão. Valério se destacava por seu bom gosto na arte e por suas habilidades gastronômicas. A partir daí diversas receitas do prato surgiram, permanecendo como característica fundamental apenas o uso do arroz.

O grão utilizado para a preparação do risoto tem maior quantidade de amido, o que garante sua cremosidade. Os três tipos de arroz mais utilizados para essa preparação são o Arbório, que tem grãos maiores e mais firmes, o Carnaroli, que contém mais amido, gerando uma maior cremosidade, e o Vialone Nano, que tem grãos menores, sendo indicado para pratos mais delicados. O Arbório é o tipo mais utilizado, por ser de preço mais acessível, cozimento mais rápido e excelente absorção de sabores.

Sabendo da importância e da delícia deste prato, o Contemporane apresenta diversas opções de risoto, para os mais variados gostos. O Risoto da Roça, por exemplo, leva ingredientes locais, sintetizando em um prato a identidade e os sabores de nossa região. Para ver as demais opções de risotos do nosso cardápio, clique aqui.