NOVIDADES CONTEMPORANE

Fique por dentro das notícias
Publicado em: 20/09/2018

Herói ou vilã? Carne vermelha e seus efeitos em nossa saúde

A carne vermelha foi muito importante para a sobrevivência e desenvolvimento dos seres humanos, mas nos últimos tempos, vem sendo vista como uma grande vilã por muitas pessoas que buscam saúde e uma alimentação saudável. Afinal, este alimento faz bem ou mal para as pessoas? Conheça tanto os benefícios quanto os malefícios da carne vermelha e tire suas próprias conclusões.

 


Benefícios da carne vermelha

A carne vermelha é uma ótima fonte de proteínas, com todos os aminoácidos essenciais para o corpo humano, ajudando no desenvolvimento e recuperação de órgãos, músculos e todos tudo o que compõe o nosso corpo.

É também uma das maiores fontes de ferro, sendo cerca de 10 vezes mais absorvido da carne do que de outros alimentos, como feijões, por exemplo. Este mineral é necessário para transportar oxigênio no corpo e sua falta pode causar anemia, um problema sério de saúde.

Além disso, é fonte de outros minerais e vitaminas importantes que contribuem para o funcionamento do sistema digestivo, crescimento ósseo e reposição de energia no corpo. A vitamina B12, que não pode ser sintetizada pelo corpo humano, e tem sua falta relacionada a problemas cognitivos e até Alzheimer, é um dos elementos mais importantes adquiridos com o consumo de carne vermelha.

Isso sem falar na grande presença de antioxidantes neste alimento, que ajudam a regular a glicose no sangue em diabéticos e a proteger o organismo contra doenças cardíacas e hepáticas.

 

 

Malefícios da carne vermelha

O verdadeiro malefício da carne vermelha está relacionado à quantidade que uma pessoa consome, sua procedência e o modo de preparo.

O excesso de carne vermelha na alimentação pode aumentar os riscos de doenças cardíacas ao invés de diminuí-los, isso porque o alimento pode conter grandes quantidades de gordura saturada, que aumenta o colesterol no organismo.Mesmo retirando o excesso de gordura da carne, é importante não exagerar e buscar cortes como a maminha, patinho, músculo e filé mignon.

Carne vermelha em excesso também deixa o sangue mais ácido, fazendo com que o organismo consuma mais cálcio, ferro e magnésio, minerais importantes para a desintoxicação do organismo e para a formação óssea e hormonal.

A procedência da carne também é muito importante, para evitar alimentos contaminados. Carnes processadas são ainda piores para o organismo, aumentando a inflamações no aparelho digestivo, que podem até causar câncer.

 

 

Coma carne vermelha sem prejudicar sua saúde

Para garantir os benefícios e evitar os malefícios da carne vermelha, procure controlar o consumo deste alimento, alternando com carnes mais magras como peixe, frango e outras carnes brancas. Evite ao máximo o consumo de carnes processadas, como salsichas, salames, bacon e linguiças e procure saber a procedência da carne, comprando de estabelecimentos confiáveis e abatedouros certificados.

Quer ter uma experiência gastronômica com carnes de alta qualidade e sabores impressionantes? Visite o contemporane restaurante e conheça nossos pratos que trazem a cozinha mundial para sua mesa. Conheça nosso cardápio!