NOVIDADES CONTEMPORANE

Fique por dentro das notícias
Publicado em: 29/07/2016

Harmonização: pratos e vinhos


Como todo par ideal, vinho e alimentos precisam dar certo juntos. Para que isso aconteça, é necessário que a escolha do vinho seja vinculada com a escolha do prato, combinando-os para ressaltar o melhor que ambos possam oferecer.

O tipo mais consumido de vinho, o tinto, harmoniza principalmente com alimentos de sabor forte. Carnes vermelhas, pizzas e massas com molho vermelho ou condimentado, além de quase todos os tipos de queijo, são a combinação ideal para esse tipo da bebida.

Já o vinho branco possui uma refrescância natural, combinando com alimentos mais leves. Carnes brancas e saladas acompanham muito bem esse tipo de vinho, assim como aperitivos e queijos leves. Também é muito indicado seu consumo junto à carne de porco e sobremesas. Por sua vez, o rosé combina especialmente com aves, funcionando também quando associado à entradas, frutas e verduras.

Diferente do que a maioria das pessoas pensam, espumantes também são um tipo de vinho. Sua principal característica, as bolhas, se deve ao fato deste ser duplamente fermentado. Esse tipo diferenciado de vinho harmoniza principalmente com aperitivos, entradas, sobremesas e alimentos leves.

Uma escolha errada pode fazer com que o sabor de um deles, ou de ambos, seja prejudicado, causando um efeito contrário ao desejado.